pa_leio #17 - 27 de Maio de 2006
As memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar

Descrição da editora - «Memórias de Adriano» tem a forma de uma longa carta dirigida pelo velho imperador, já minado pela doença, ao jovem Marco Aurélio, que deve suceder-lhe no trono de Roma. Pouco a pouco, através desta serena confissão, suscitada pelo pressentimento de que a morte se aproxima, ficamos a conhecer os episódios decisivos da vida deste homem notável, que soube pacificar o império, tornar a sociedade romana um pouco mais justa, melhorar a sorte das mulheres e dos escravos. E que foi simultaneamente uma das mais cultas e sábias figuras do seu tempo.

1 comentários:

As aparências iludem. Quem disse que um livro com cerca de 250 páginas era facilmente lido em apenas 1 mês!!Este livro não pode ser lido em menos de dois!Sim...pelo menos dois, para em cada semana haver tempo para uma pesquisa histórica indispensável para o mínimo enquadramento histórico.Sim...pelo menos dois meses, para assimilar os páragrafos densos de duplos significados...
Está contudo bem urdido (risos), com tudo o que caracteriza um bom naco de páginas carnudas e saborosas... mas lá está, é preciso digerir bem o prato! ou arriscamo-nos a ter que ir comprar apressadamente um pó pra digestão...

é exemplo do que escrevemos (e é só um entre muitos) o aparecimento de referências a Posidonio, grande escolástico que dizia (desculpem, só arranjei em Castelhano):
"la virtud, por sí sola, no conseguía garantizar una buena existencia, sino que eran necesarias también la salud y algo de dinero".
.....concordamos plenamente....

Sara e Miguel

9:02 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial