Medicina e literatura

Ainda dizem que os estudantes de Medicina não vivem, não convivem, não saem de casa e não fazem mais nada senão estudar!!!! NAO ME PARECE! O que eu tenho visto é que nos últimos encontros do pa_leio a população é maioritariamente estudante de medicina e chegam aqui com os livros propostos lidos, com outros livros para sugerir e cheios de vontade de ler mais e mais.

Como forma de lhes agradecer e reconhecer o mérito (eu também me incluo nesse lindo grupo! eheh) decidi falar hoje de um livro que qualquer estudante ou profissional de medicina devia ler... pelas histórias de vida que podem servir de inspiração também para nós!
"Custei a aceitar a constatação de que muitos dos meus pacientes encontravam novos significados para a existência ao senti-la esvair-se, a ponto de adquirirem mais sabedoria e viverem mais felizes que antes, mas essa descoberta transformou minha vida pessoal: será que com esforço não consigo aprender a pensar e a agir como eles enquanto tenho saúde?"
O livro é brasileiro e pelo que sei ainda não se encontra à venda aqui em Portugal mas está para breve. Quando sair volto a dar notícias!
Obrigada Maria Inês, por mo teres oferecido!

1 comentários:

Ainda n li o livro... pois s ainda está publikado em portugal....
Mas ao ler o excerto k transcreveste ,filipa, apercebi-m da importância d ouvirmos os "nossos" doentes/amigos e aprendermos a viver s n komo eles, pelo menos kom eles...
Hj estava a fazer voluntariado no hospital e uma senhora, tetraplégika, muito simpátika, fez-m o pedido mais estranho k alguma vez recebi... Kom a devida autorização da enfermeira-chefe, não pude recusar e, uma vez mais, tive uma grande lição de vida - não critiques os outros pelos seus actos pois às vezes só necessitas mmo d um sorriso/alguma paz...
E termino o meu comment referindo k passei a tarde d hj numa casa-d-banho do hospital a dar d fumar a uma tetraplégika, bem simpátika por sinal...

9:22 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial