pa_leio #33 - 19 de Janeiro de 2008
A misteriosa chama da Rainha Loana - Umberto Eco



"Yambo, um abastado alfarrabista de Milão na casa dos sessenta, perdeu a memória após um AVC - (...) não se lembra do próprio nome, não reconhece as próprias filhas ou qualquer momento da sua infância ou da sua família.


Numa tentativa de recuperação de si próprio, Yambo aceita a sugestão da mulher de voltar à casa de campo da sua infância, onde descobre (...)

Assim, Yambo acaba por reviver a história da sua vida: de Mussolini à educação católica, de Josephine Baker a Flash Gordon ou Fred Astaire. As suas memórias vão surgindo ininterruptamente, e a sua própria vida vai surgindo diante dos seus olhos como uma banda desenhada. Nesta luta para recuperar a memória, Yambo só procura uma única e simples imagem: (...)


Nota: provavelmente para a maioria de nós o nome Umberto Eco suscita-nos logo "O nome da rosa". O pa_leio já muitas vezes se inclinou para o ler e a escolha acabava sempre por recair noutro livro qualquer. O argumento que surge sempre contra é o "tamanho".
Desta vez apareceu a "rainha Loana", por mim já tantas vezes folheado para apreciar as ilustrações que percorrem as suas páginas.
O que nos foi contado foi basicamente o que esta "contra-capa" nos conta. Percebe-se porque foi tão fácil de nos conquistar!
Entretanto obrigada Luís pela dica do site!

5 comentários:

FOMOS ENGANADOS!

- este livro é tão ou mais "grande" que o Nome da Rosa!

- a minha irmã tinha segundas intenções em sugerir este livro: ela já o tinha debaixo da árvore para mo oferecer este natal!



em todo o caso: já o estou a ler :)

2:54 da tarde  

Infelizmente só o arranjei ontem, e como n tenho a interneta a funcionar bem não consigo aceder bem ao site de anotações :-(
Vou ter de me esforçar para o conseguir ler a tempo :-)
NCGuerra

7:51 da tarde  

Guerra,
no worries. ainda vais mto a tempo!

10:00 da tarde  

já te disse mil vezes que a minha cópia desse libvro é pequenissima!!!!! por isso, cala-te! eheheh

8:39 da manhã  

Mais de um mês depois do pa_leio em que discutiu este livro, e apósno ter acabado, venho dizer que gostei muito de o ler! Embora a maioria de nós lá no pa_leio não tenha gostado muito. Mas o qiue importa é a democracia de gostos e opiniões :-)
NC GUerra

3:05 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial