pa_leio #32 - 15 de Dezembro de 2007

Explicação dos pássaros - António Lobo Antunes


A explicação dos pássaros...Eis o realismo levado a um expoente, que transporta o leitor para uma dimensão diferente e o deixa, neste tempo presente, a questionar a limitada interpretação dos seus 5 sentidos!
Ainda assim a poesia não é esquecida: "Nunca tivemos tempo, não é, (...),e agora é tarde, estupidamente tarde, ficamos assim a olhar-nos, ausentes, estrangeiros, cheios de mãos supérfluas sem bolsos para ancorar, à procura na cabeça vazia, das palavras de ternura que não soubemos aprender, dos gestos de amor de que nos envergonhamos, da intimidade que nos apavora." pag 23 Edição ne varietur, dom quixote.
posted by: sara p.

1 comentários:

Este é o meu primeiro livro do A. Lobo Antunes e superou as minhas expectativas. É óptimo ler em Português, poder saborear as palavras e as metáforas na nossa língua... e ele escreve extraordinariamente bem.
Como referido no encontro do pa_leio de Dezembro, nesta história cruzam-se ideias e personagens, que conseguimos facilmente enquadrar numa realização cinematográfica, em redor de Rui S., personagem principal (que retrata uma pessoa um tanto ou quanto nula...). Todo o livro revela a introspecção de Rui S., marcada pela sua união com os pássaros. E tendo como cenário Lisboa e Aveiro, o espaço descrito pelo autor torna-se algo familiar.
Com descrições cruas e rudes, citando a Sara «uma linguagem muito masculina!». Com cenas delirantes, como a realidade circense que acompanha todo o livro, onde todas as personagens têm um papel - fantástico!
Resumindo e baralhando ;) mais uma escolha cinco estrelas do nosso pa_leio!

3:18 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial