pa_leio #28 - 19 de Julho de 2007

O Imperador de Portugal - Selma Lagerlof

Há quem admita que a história de O Imperador de Portugal tenha sido por inspiração a vida de Joshua Abraham Norton, um estranho personagem da cidade de São Francisco, na Califórnia, que em 1859 se auto-intitulou Norton I, Imperador destes Estados Unidos e Protector do México, chegou a cunhar moeda, se correspondeu com a rainha Vitória e foi sempre tratado com deferência pelos seus conterrâneos. Esta é, com efeito, a história de um pobre camponês da Suécia, que acabou por enlouquecer com o facto de a filha ir para Estocolmo para ganhar o dinheiro necessário ao pagamento de uma dívida de família. O homem passou a aguardar quase diariamente, no embarcadouro, o regresso da filha. E um dia em que lhe fizeram algumas insinuações sobre os verdadeiros motivos da ausência da menina, Jan declarou: «Quando a Imperatriz Clara de Portugal chegar aqui ao embarcadouro, com uma coroa de oiro na cabeça… veremos se te atreves a dizer-lhe na cara o que hoje me disseste a mim». A partir de então, o homem tornou-se Johannes de Portugal... O presente romance, uma das obras-primas da literatura sueca, é a história de uma amor profundo, que une pai e filha, e também a descrição da morte do mundo das tradições rurais, e da emergência do novo mundo, urbano e desapiedado, que o veio substituir.




7 comentários:

P'ra não variar, está difícil de encontrar este livrinho!!! (ou não fosse mais um episódio do fenómeno pa_leio - todo o livro que se escolhe, esgota). As nossas livrarias estão sem stock... e dia 19 chega num instante. Mas confesso que ainda não fui às FNACs. Queria só partilhar que eu segui o exemplo da Sara e experimentámos a encomenda do «Na praia de Chesil» pelo site da Gradiva. E chegou a tempo! Mas não encontrei site da editora Ulisseia (do novo livro pa_leio «O Imperador de Portugal»). Enfim, mãos à obra pois desistir é para os fracos!

10:38 da tarde  

Confesso que comprei o meu com muita facilidade (à primeira tentativa) na livraria Almedina do Saldanha, mas era mesmo o ultimo e estava entaladinho entre dois livros enormes :)Continua a procurar Sónia. Gostei de ouvir a tua experiência com o Na Praia de Chesil. Até à próxima :)

8:11 da tarde  

Olá a todos! Já li o livro, se alguém o quiser emprestado combinamos para o entregar e depois devolvem-me no pa_leio. O meu mail é o lisossoma@netcabo.pt. Estejam à vontade. Vemo-nos todos dia 19. (talvez desta vez consiga levar as minhas areias, se tiver tempo para as fazer).
Nuno Guerra

2:50 da tarde  

«Ali estava a única pessoa no mundo, além do próprio Jan, que acreditava no esplendor do império de Portugal» pag144. Mais alguém se sentiu ofendido com esta declaração? :) até dia 19

3:51 da tarde  

Confesso que até agora não me passava pela ideia ler este livro, mas agora que o descreveste...

Posso fazer-te uma sugestão Seomara da Veiga Ferreira que ganhou o Prémio Eça de Queirós. Com qualquer uma dos títulos. É a Marguerite Yourcenar portuguesa...!

beijo


CSD

6:45 da tarde  

Quando eu passar por Lisboa também quero participar do Pa-leio...

Posso autoconvidar-me?


CSD

6:46 da tarde  

ola cláudia
obrigada pela sugestão, é disso que o pa_leio precisa!
qt ao autoconvite: acho muito bem!é só estar atenta aos livros que vão sendo escolhidos e programar uma vinda a LX :)

até la, boas leituras!!!

7:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial