QUARTA-FEIRA, AGOSTO 09, 2006

Noite quente de verão, lua cheia e música antiga a pedir para ser re-ouvida sugeriam-me um passeio pela marginal. A A não achou boa ideia que eu fosse sozinha, agarrou noutro A e lá fomos os 3 andando, andando.
Pela marginal fora chegámos a Cascais e aí pareceu-nos mandatório correr até ao Santini. De gelados na mão e com bastante mais calma partimos pela rua fora mas o caminho não foi longo. 2 ou 3 portas à nossa frente avistámos livros. Velhinhos, baratinhos, alguns deles com cantos dobrados, para meu descontentamento. Entre as bancadas cá fora, despaxámos os gelados e subitamente estávamos lá dentro a devorar prateleiras repletas de tudo o que acabou de sair e tudo o que não imaginávamos ainda existir.
Esta visita-museo demorou-nos uma hora, custou-nos 10 livros e ainda arrisquei trazer uma sugestão que me foi dada pela senhora dona do estabelecimento. Quando estava prestes a dar por terminado o episódio pergunto à senhora:
- então, desculpe, mas onde é q estamos? que livraria é esta?
- ????? a menina não sabe onde está?? está na livraria Galileu!! nunca ouviu falar? como é que é possível? donde é q é?
- :S sou de lisboa..
- tou a ver... veio comer um gelado..
- pois...
- então tome esta flor (de plástico) e diga comigo: Galileu, livraria Galileu!
- Galileu, livraria Galileu..
- :)
Senti-me analfabeta e ignorante mas fiquei feliz pela descoberta que essa noite me reservou.
À parte de uma organização que não entendi muito bem e muitos livros que me fizeram 'espécie' pelo aspecto já lido e um pouco mal-tratado que tinham, a Galileu merece a nossa visita.
Digo mais: em Cascais mandatório não é Santini, é Galileu!!!!! pelo menos de hoje em diante!


Livro que me foi sugerido: Boquitas Pintadas, de Manuel Puig. Já tenho desculpa para lá voltar!

2 comentários:

upsssss, hj voltei ao santini e n fui à Galileu.. é q a bem dizer.. va la.. entre um gelado e um livro a pessoa fica na duvida..

10:34 da tarde  

dessa noite quente de verão realmente fiquei drogada nos livros, até á cave fui procurar mais, descobri que a senhora da Galileu é de Antuérpia e com isso mais meia hora de pa-leio entre nós. o 3°A ficou deslumbrado...

já se vê o futuro desta familia... abrir uma livraria... mas ao lado do santini!!!!!

4:22 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial